domingo, 16 de junho de 2013

Brincar de índio



Conhecer outras características culturais e resgatar um pouco da nossa história. O dia do índio é uma excelente oportunidade para o professor apresentar para as crianças uma cultura que, ainda hoje, resiste as interferências culturais ocidentais. 


Os direitos indígenas  devem ser respeitados  diariamente por todas as pessoas, a exemplo de outros direitos envolvendo questões etnicas, gênero, e  identidade cultural. É a diversidade cultural inserida na educação infantil.

Como Fazer
Através de imagens, jogos como quebra- cabeça, ilustrações, o professor apresenta um pouco mais desta cultura aos alunos explorando a moradia, vestimentas, entre outros hábitos. 

Uma roda de conversa pode deixar as crianças mais a vontade para falar sobre o assunto, suas impressões, e desmistificar um pouco o que transparece "diferente" lembrando a importância de abordar conceitos de cidadania e alteridade cultual, em todas a faixas etárias, apropriando a acessibilidade com a linguagem. 

Alguns objetos como cestos, peneiras, réplicas de canoa, cocar, arco e flecha, também podem ser utilizados para mostrar aos alunos um pouco mais deste universo que eles não estão habituados. E depois deixa-los interagir, brincar com o os objetos e conteúdo abordado. Representar um pouco desta cultura milenar.

Para saber mais
Neste blog do portal do professor, está disponível duas sugestão de aula para trabalhar o índio na educação infantil. Acesse aqui e mãos a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário