terça-feira, 18 de junho de 2013

Jogos na Educação Infantil


Os jogos tem importante papel na educação infantil. 

Além de favorecer a sociabilidade, ele estimula a representação simbólica das crianças, estimula o raciocino, a memorização , e as crianças repetem o trajeto pelo prazer de ter apreciado os seus efeitos. 

Com Jogos as crianças experimentam novas experiências e exercita suas potencialidades.

E você, tem feito jogos com seus alunos em sala de aula? Compartilhe a sua experiência e mãos a obra!



domingo, 16 de junho de 2013

Oralidade na Educação Infantil

O desenvolvimento da oralidade na educação infantil começa desde muito cedo. As atividades de leitura, o canto para os pequeninos são importantes nos primeiros anos da infância. No principio a criança repete o que ouve. Mas o estimulo a oralidade possibilita o exercício da socialização e a autonomia.

Este vídeo da Nova escola traz exemplos de como conduzir este processo com os filhos e alunos na sala de aula. Aproveite:

É hora de brincar

Possibilitar espaço e tempo para o brincar. Faz parte do cotidiano das crianças se envolver no universo do "faz de conta". Mas teria esta atividade imaginaria o objetivo de preencher o tempo?

Do mesmo modo que o comportamento, gestos, demonstram muito sobre a criança, o ato de brincar revela motivações, desejo e ansiedades presente no universo infantil.


Os artigos do livro "Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação" do organizador Tizuko Morchida Kishimoto, trata exatamente deste universo infantil. Há diferença entre o jogo, o brinquedo, e a brincadeira? Onde o processo educacional entra neste contexto?


Uma análise em diferentes tempos históricos e espaços geográficos conduz a linha de raciocino sobre o tema. O livro também aborda o trabalho com crianças com necessidades especiais, e a formação do docente na educação infantil para lidar com diferentes experiências. Você está preparado para ser mediador neste processo de aprendizado?

Segundo Kishimoto "O brinquedo propõe um mundo imaginário da criança e do adulto, criador do objeto lúdico e no caso da criança, o imaginário varia  conforme a idade". Cabe ao educador, neste cenário observar as formas de representação do universo infantil na certeza que ele produz para as crianças saberes sobre o mundo e possibilidades de socialização.

Brincar de índio



Conhecer outras características culturais e resgatar um pouco da nossa história. O dia do índio é uma excelente oportunidade para o professor apresentar para as crianças uma cultura que, ainda hoje, resiste as interferências culturais ocidentais. 


Os direitos indígenas  devem ser respeitados  diariamente por todas as pessoas, a exemplo de outros direitos envolvendo questões etnicas, gênero, e  identidade cultural. É a diversidade cultural inserida na educação infantil.

Como Fazer
Através de imagens, jogos como quebra- cabeça, ilustrações, o professor apresenta um pouco mais desta cultura aos alunos explorando a moradia, vestimentas, entre outros hábitos. 

Uma roda de conversa pode deixar as crianças mais a vontade para falar sobre o assunto, suas impressões, e desmistificar um pouco o que transparece "diferente" lembrando a importância de abordar conceitos de cidadania e alteridade cultual, em todas a faixas etárias, apropriando a acessibilidade com a linguagem. 

Alguns objetos como cestos, peneiras, réplicas de canoa, cocar, arco e flecha, também podem ser utilizados para mostrar aos alunos um pouco mais deste universo que eles não estão habituados. E depois deixa-los interagir, brincar com o os objetos e conteúdo abordado. Representar um pouco desta cultura milenar.

Para saber mais
Neste blog do portal do professor, está disponível duas sugestão de aula para trabalhar o índio na educação infantil. Acesse aqui e mãos a obra.